quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Federalização da segurança pública: saída viável ou mais um política pública equivocada

Saudações internautas!

Em entrevista a rede de televisão CNN, a Presidente afirmou que as polícias estaduais devem ficar sob o controle da União. Mas qual o verdadeiro interesse para que os Estados tenham menos controle sobre as polícias?

Não temos respostas para a alta letalidade da Polícia Militar brasileira, o fato é que todos tentam explicar, mas não conseguem. Até a enorme quantidade de prisioneiros em situações subumanas nos presídios passa a ser motivo usado para alegar que o modelo de nossa polícia está errado.

Nessa entrevista levantaram a questão de que o PT, que tanto criticava essa violência policial, não conseguiu nos seus 12 anos de governo, diminuir essa realidade, e agora, querem tentar pôr a culpa nos Governos Estaduais. Em 2012, a polícia matou cinco cidadãos, por dia no Brasil, quatro vezes mais do que nos Estados Unidos e duas vezes e meia a mais que na Venezuela.

O que não pode faltar neste contexto são os debates para melhor entender os interesses que há por trás. Será que a federalização das polícias estaduais cominariam na redução dessa alta letalidade e resolveria a disparidade salarial entre os profissionais de segurança pública que executam as mesmas funções no Brasil?

Devemos lembrar que, há pouco, aconteceu a liberação do Poder de Polícia para as Guardas Municipais, como se o principal objetivo fosse repassar a responsabilidade da Segurança Pública para os municípios e diminuir o poder dos Estados sobre suas polícias.


E vocês? O que pensam? Vejam o vídeo logo abaixo e tirem suas próprias conclusões!




         
Participe! Opine! Faça a sua sugestão...

Para uma segurança pública e defesa social, com cidadania, vote: 
Capitão Araújo 44.555

Um forte abraço!
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário